Com certeza algum de você já falou ou já ouviu a seguinte frase "Artesanato é muito caro". Sim ou não?
Pois é gente, hoje em vez de colocar fotinhos das minhas criações, queria dividir com vocês minha opinião sobre este assunto e contar umas coisinhas que, quem não trabalha com artesanato, não sabe. Quem trabalha com arte, trabalha por paixão e não por dinheiro. Vender as peças torna-se uma conseqüência de horas de dedicação, inspiração, carinho e técnica.
Vejam o meu caso por exemplo. Eu não vivo disso (bem que gostaria). Trabalho em uma empresa o dia todo, na parte de comunicação e marketing. À noite, faço faculdade de Publicidade e Propaganda. Moramos meu noivo e eu, ficamos fora o dia todo. Temos roupas e louça pra lavar nos esperando, mercado para fazer e ainda, temos um ao outro, temos que nos dar atenção. Nessa loucura toda de morar numa cidade e trabalhar em outra, mesmo cheia de tarefas, eu não consigo me desligar dos meus artesanatos. Não consigo! É meu momento de paz, de concentração, de criação... Não tem explicação.
Quando tu decides adquirir uma peça feita à mão, está comprando algo vivo, com sentimento, feito por mãos que têm a necessidade de fazer nascer, entre pincéis e tintas, um objeto diferenciado. Começaremos por aí a repensar esta idéia de "caro".
Outra coisa que muita gente não sabe é que o preço dos materiais utilizados na maioria das técnicas são bem salgadinhos! Eu, por exemplo, que trabalho com découpage em mdf, não dispenso uma lista de itens que fazem com que meu trabalho fique bonito e bem acabado.
Bons pincéis não custam menos de R$ 20,00 cada um. Três tipos de lixa para diferentes acabamentos, verniz spray brilhante para determinadas peças, fosco mate para outras, impermeabilizante para as imagens... Tudo custa gente e custa bastante! Isso são acessórios básicos para comporem o que pra muitos pode ser "uma simples caixinha".
Depois de falarmos de paixão e de materiais, vamos ao principal: criatividade e sensibilidade. Copiar não dá gente, é feio! A não ser que a pessoa que quer comprar diga que "quer igual aquele ali". Temos que nos inspirar para estarmos sempre mostrando novidades, peças exclusivas, novas idéias... Temos que ter sensibilidade para decifrar aquela encomenda que o cliente fez por e-mail, para dar de presente de formatura para o melhor amigo, e precisa da peça pronta em 3 dias. Temos que tentar descobrir como é o estilo da pessoa que vai receber o presente e que mensagem a pessoa que vai dar o presente quer passar.
Se o cliente quer uma peça personalizada com montagem de fotos, o trabalho é dobrado. Eu, por exemplo, crio minhas peças gráficas no Photoshop que depois são aplicadas nas peças. Design gráfico + artesanato, este é o meu diferencial.
Se o cliente quer uma peça personalizada com montagem de fotos, o trabalho é dobrado. Eu, por exemplo, crio minhas peças gráficas no Photoshop que depois são aplicadas nas peças. Design gráfico + artesanato, este é o meu diferencial.
Sensibilidade meu povo, porque artesanato não é linha de produção.
3 comentários:
Concordo plenamente com você amiga, pena que muitas pessoas não pensam assim, principalmente quem não sabe o que é fazer arte com amor...
Bjos
Oi querida!
Tem selinho p/vc no meu blog tá?
Beijos
OTIMO COMENTARIO!!!!!!!!! AS VEZES AS PESSOAS ACHAM Q ARTEZANATO SIMPLISMENTE NASCE OU Q NOS FICAMOS O DIA TODO SEM FAZER NADA E PRA DISTRAIR FAZEMOS ESSAS COISINHAS,POVO SEM IMAGINAÇÃO BJS,PARABÉNS PELO BLOG
Postar um comentário